PEC
Atendimento completo e diferenciado 24h para todo o Brasil e exterior.
Saiba como surgiu a UTI Aérea

Saiba como surgiu a UTI Aérea

Saiba como surgiu a UTI Aérea

Sabia que a origem da UTI Aérea data da Guerra Franco Prussiana, em 1855, quando o transporte de feridos para hospitais de campanha foi realizado por um balão? Mesmo com as limitações da época, já foi evidenciado as vantagens desse tipo de transporte, tanto em questão de tempo, quanto de segurança, o que motivou seu aperfeiçoamento constante.

 

História

Confira as pessoas e processos envolvidos que possibilitaram o exercício de um serviço de UTI Aérea de qualidade hoje em dia.

 

Paul Bert

Considerado o “pai da fisiologia de altitude”, Paul Bert, através de uma câmara hipobárica, observou os efeitos que a pressão atmosférica poderia provocar em humanos e animais, principalmente no sistema respiratório e cardiovascular.

Somente durante a I Guerra Mundial que foram utilizados os primeiros modelos de UTI Aérea “adequados”, mas ainda precários (os enfermos eram transportados em compartimentos a frente da cabine do piloto).

 

II Guerra Mundial

Houve melhorias no serviço de UTI Aérea entre as duas grandes guerras. As aeronaves militares alemãs e americanas foram adaptadas com macas adequadas, sistema de aspiração e oxigênio, equipamentos de ventilação não invasiva, medicações e equipe composta por profissionais de saúde. Além disso, as novas aeronaves permitiam o transporte de vários feridos ao mesmo tempo.

 

Helicóptero

A teoria da asa rotativa, desenvolvida por Louis Breguet em 1907, que possibilitou a criação do helicóptero. Sua atuação teve início durante a II Guerra Mundial, mas sua participação foi mais notória durante a Guerra da Coréia, em 1955, quando estes possuíam macas fechadas no esqui protetor. E o helicóptero foi imprescindível na Guerra do Vietnã, em 1962, por conta do terreno acidentado e floresta fechada, em que a asa do helicóptero permitia pouco nessas circunstâncias.

 

Década de 80

Foi na década de 80 que ocorreram as melhorias que possibilitaram a UTI Aérea como conhecemos hoje. A partir desse momento as aeronaves possuem cabines pressurizadas, com ambiente apropriado para paciente e equipe, e todos os equipamentos médicos necessários para garantir o conforto e segurança desse paciente.

 

Agora que você sabe a história, conheça o serviço de UTI Aérea da PEC Aviação e faça um orçamento.

Solicite um orçamento

Produto selecionado:

{{form.titulo_produto}}

{{controles.botao}}

Ligamos para você

{{form.titulo_servico}}

{{form.titulo_servico}}